O mundo está em constante mudança e as empresas, como as farmácias, precisam continuamente de se adaptar às exigências da sociedade. O desenvolvimento de uma base de evidências científicas para a prática de Farmácia comunitária é determinante, assim como o entendimento dos resultados da pesquisa, para a interpretação e tradução para a prática.
Esta adaptação passa por ter abertura ao que é inovador e perceber o que é necessário implementar no ambiente profissional, tendo sempre em vista a satisfação das necessidades dos seus clientes. Deste modo, torna-se premente que a Farmácia desenvolva esforços para criar uma cultura de inovação, desenvolver projetos de investigação e consequente implementação dos seus resultados.
As principais áreas de investigação em Farmácia no contexto dos cuidados de saúde são aquelas em que a estrutura possui um conhecimento especial ou conhecimento único.
Estas áreas incluem a terapêutica, serviços farmacêuticos, a administração prática de Farmácia, aspetos socio-comportamentais, aplicação de tecnologias de informação à prática de Farmácia, entre outras.