Skip to main content

No Central Pharma Group acreditamos que a Responsabilidade Social Empresarial é uma filosofia de vida que se materializa num conjunto de ações contínuas que se desenvolvem ao longo do tempo.

Por isso, apoiamos muitas das iniciativas da sociedade civil para promover o desenvolvimento da nossa comunidade, com o objetivo de contribuir para o seu bem-estar. Acreditamos que juntos fazemos a diferença e conseguimos ir mais longe.

As Farmácias do Grupo, em parceria com instituições governamentais e não governamentais, incentivam todos os envolvidos a participar ativamente em cada uma das ações que promove.

Programa Abem

Em 2014, a Farmácia Central do Cacém associou-se ao programa Abem, participando ativamente nas suas iniciativas. Em 2022, juntaram-se as Farmácias São Tomé e Vasconcelos, permitindo que todas as unidades do Central Pharma Group sejam Farmácias Abem.

Este programa tem como missão desenvolver projetos solidários de grande impacto social que melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das famílias que mais precisam.

Como ajudar: No decorrer da campanha, o cliente pode arredondar o valor da sua compra para que esse arredondamento reverta para o programa;

Quem beneficia: Os beneficiários são pessoas que se encontram numa situação de carência económica e não conseguem adquirir os medicamentos que necessitam;

Cartão Abem: A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia do país, sem mais burocracias e com a dignidade que merece.

ValorMed

No Central Pharma Group acreditamos que todos os gestos contam, mesmo os mais pequenos, e é por isso que desde 2014 existe a cooperação e parceria com a ValorMed.

Este projeto baseia-se na recolha de medicamentos fora de prazo ou que já não se encontram a uso para reciclagem.

Mas como é que tudo se processa?

Os clientes do Central Pharma Group depositam os seus medicamentos em contentores próprios, disponíveis em todas as farmácias. Depois de cheios, os contentores de recolha são selados e entregues aos distribuidores de medicamentos que os transportam para as suas instalações e os retêm em contentores estanques. Estes contentores são posteriormente enviados para um Centro de Triagem onde os resíduos recolhidos são separados e classificados para, finalmente, serem entregues a gestores de resíduos autorizados e responsáveis pelo seu tratamento:

  • Reciclagem do papel, cartão, plástico e vidro;
  • Incineração segura com valorização energética dos restantes resíduos, nomeadamente medicamentos.

Banco Farmacêutico

A Farmácia Central do Cacém aderiu ao Banco Farmacêutico em 2014 e mantém a sua participação desde essa data. A Farmácia São Tomé abraçou esta iniciativa em 2019 e a Farmácia Vasconcelos em 2021.

Este projeto tem como missão ajudar as pessoas mais carenciadas através do fornecimento de medicamentos e de produtos de saúde, em colaboração com as realidades assistenciais que operam localmente, tendo por fim educar a população na partilha e na gratidão.

Em termos práticos, consiste na recolha de medicamentos comprados nas farmácias para serem doados a uma instituição previamente definida pelo Banco Farmacêutico que depois fará a entrega.

Recolha de Radiografias

Desde 2014 que a Farmácia Central do Cacém recebe e recolhe radiografias antigas – com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico – em colaboração com a AMI. A Farmácia São Tomé e a Farmácia Vasconcelos, aderiram a esta iniciativa assim que passaram a integrar o Central Pharma Group.

Esta iniciativa tem como objetivo reciclar radiografias para angariar fundos e, em simultâneo, impedir que estes materiais sejam enviados para aterros.

Subscreva a nossa newsletter

Move-nos a paixão de contribuir para que todos os que nos visitam tenham mais e melhor saúde!