Skip to main content

O Central Pharma Group sempre assumiu a responsabilidade social como um valor fundamental da sua atividade.
A proximidade com a comunidade, o apoio e suporte a iniciativas de entidades das áreas envolventes às suas unidades, o desenvolvimento da literacia na saúde, a resposta a necessidades específicas, a proteção do meio ambiente ou a prestação de serviços farmacêuticos de elevada qualidade, estão consagrados nos seus princípios de responsabilidade social que tornam público o seu compromisso.

Prémio Natália Lourenço

Dando continuidade à implementação da sua Política de Responsabilidade Social, a Farmácia Central do Cacém institui em 2018 o Prémio Natália Lourenço, hoje alargado às 3 farmácias do Grupo. Esta iniciativa pretende homenagear uma mulher que, não só esteve envolvida no desenvolvimento da Farmácia durante mais de 30 anos, como também cultivou na comunidade que serve princípios de entreajuda e de solidariedade através do exemplo.

Este prémio visa contribuir para o desenvolvimento de instituições da área de influência de cada Farmácia que prestam um serviço meritório à sociedade.

A seleção é da responsabilidade da equipa da Farmácia e ocorre uma vez por ano.

O prémio traduz-se no trabalho voluntário dos elementos da equipa (e, quando aplicável, de outros beneméritos) na realização de um projeto com impacto na prestação dos serviços da instituição premiada, juntamente com o apoio financeiro da Farmácia.

Pretendemos com este gesto firmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade e manter vivos os princípios de quem tanto nos deixou e que gostaríamos que fosse recordada por atos de elevado impacto social.

Os Nossos Premiados

Bar

O ano de 2017, foi o primeiro ano de atividades diretas de responsabilidade social na comunidade. Foi selecionada uma associação de deficientes profundos do Cacém – APADP – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos e, após uma análise interna das instalações e de conversação com a direção, foi decidido remodelar o bar utilizado por funcionários, utentes e familiares dos utentes.

A equipa da farmácia e alguns dos seus familiares juntaram-se, durante um fim de semana, para modernizar as instalações e oferecer a esta associação que desenvolve um trabalho meritório na região um novo espaço de convívio para todos!

Horta Escola Primária

Em 2018, o primeiro prémio Natália Lourenço foi atribuído ao JIP (Jardim de Infância Popular) situado no Cacém, como intuito de promover e desenvolver hábitos de alimentação saudável nas crianças que frequentam o Jardim de Infância e o ATL.

Neste sentido, a equipa da Farmácia Central do Cacém decidiu, com o seu trabalho voluntário, construir uma horta biológica e uma casinha para arrumação dos materiais de jardinagem, dando oportunidade às crianças de terem uma relação mais próxima com o mundo que os rodeia.

Oferta de Máscaras e Álcool-Gel

Com a declaração mundial da pandemia por Covid 19 e o isolamento que as populações foram obrigadas, limitando o tipo de atividades que se podiam desenvolver, o Central Pharma Group decidiu oferecer máscaras às entidades das áreas envolventes das farmácias. Naquela época as máscaras eram escassas, os preços estavam muito elevados e havia uma dificuldade evidente de ter acesso a este material de proteção individual. Nesse sentido, e no valor total do prémio de 1.500€, foram entregues máscaras cirúrgicas e álcool-gel à Junta de Freguesia de Agualva e Mira-Sintra, União de Freguesias de Cacém e São Marcos, APADP – Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Junta de Freguesia de Santa Clara e Centro Social e Paroquial da Ameixoeira.

Em 2021, fruto da reestruturação do Central Pharma Group, foi decidido atribuir três Prémios Natália Lourenço: um por área envolvente de cada farmácia.

Canteiro e Horta Vertical
CAJIL – FST

Para a edição de 2021, a Farmácia São Tomé selecionou a fundação CAJIL – Centro de Apoio a Jovens e Idosos do Lumiar, para a qual delineou um projeto de reabilitação de um canteiro e horta vertical no espaço exterior ao centro, proporcionando uma nova área de convívio a todos os utentes da instituição.

Ucrânia

Em 2022, face às adversidades provocadas pela Guerra na Ucrânia, o Prémio Natália Lourenço foi atribuído ao povo ucraniano de modo a colmatar algumas das suas necessidades. Neste sentido, o CPG realizou uma campanha de recolha de medicamentos em todas as suas farmácias que juntou ao Prémio, tendo entregue, no total, 2.322,80€ de medicamentos à Associação Lado a Lado, sediada no Cacém, que tem como objetivo apoiar imigrantes ucranianos. Para além das atividades que presta à comunidade nesta região, esteve empenhada em recolher bens para enviar para a Ucrânia e fez um esforço meritório que considerámos importante apoiar.

Subscreva a nossa newsletter

Move-nos a paixão de contribuir para que todos os que nos visitam tenham mais e melhor saúde!